quinta-feira, 7 de junho de 2012

Aula de Campo - Usina de beneficiamento das Casas de Farinha em Lajedo




     Através do empenho dos professores e gestores da escola um grupo de alunos do Ensino Fundamental realizaram uma aula de  campo na cidade de Lajedo, com o objetivo de conhecerem novas formas de energia. A atividade foi idealizada pela professora Núbia Radine com a colaboração dos professores José Leandro e José Eudo, que com empenho e dedicação mediaram a teoria vivenciada na sala de aula com a prática de campo, oportunizando o acesso a novos conhecimentos de forma prática e objetiva.

   O resíduo líquido tóxico originado do processo de industrialização da mandioca, a manipueira é reaproveitada e transformada em fonte de energia renovável em Pernambuco, devido à inauguração e funcionamento da 1ª. Unidade Experimental de Valorização Energética da Manipueira.
A Usina é a primeira no Brasil a produzir bietanol, biogás e biofertilizante da manipuiera de forma industrial. A iniciativa pernambucana é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Lajedo e o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE). O projeto também conta com apoio da Universidade de Pernambuco (UPE).
   O Estado possui na região do Agreste a maior concentração de casas de farinha, empresas familiares que despejam a manipueira em açudes, rios e matagais, causando danos ao meio ambiente. O dejeto poluente será a matéria-prima da nova Usina pernambucana que promete ser exemplo de desenvolvimento sustentável. A Usina chega para intervir em um problema ambiental da região, o despejo irregular da manipueira no meio e revelar, ao mesmo tempo, o potencial energético de Pernambuco.
   As obras para instalação da Unidade custaram para os cofres do Estado R$ 800 mil e durante todo o ano de 2012, funcionará em esquema piloto para avaliações e ajustes. A expectativa, de acordo com a Secretaria, é de que a Unidade processe 4,8 milhões de litros de manipueira, gerando 70 mil litros de bioetanol e mais de 4,5 milhões de litros de biofertilizante por ano.A Unidade é formada por um galpão industrial, um laboratório de análises químicas e um mini-campo agrícola, para experimentos com mandioca e sorgo sacarino e ferti-irrigados, processará 4,8 milhões de litros de manipueira que serão coletadas  10 casas de farinha de Lajedo que tem condições de garantir uma produção diária de manipueira suficiente para abastecer o nosso esquema da usina.
DESTINAÇÃO DA PRODUÇÃO – Como a Unidade é um projeto experimental, toda a produção será entregue em um primeiro momento para a Prefeitura de Lajedo e posteriormente para o Estado.


Fonte: PEINVESTIMENTO
Escrito por: Andréa Felix

Nenhum comentário:

Postar um comentário