sábado, 23 de junho de 2012

Maquetes de Papel Ofício:" O Caminho da Água até Nossos Lares"

Alunos do 6º Ano montam e apresentam maquetes sobre a água

              Com muita habilidade, criatividade e inteligência os alunos do 6º Ano da Escola Manoel José destacam-se na elaboração e apresentação de maquetes, que foram construídas em um curto espaço de tempo na sala de aula, onde foram utilizados apenas (Cola,tesoura,lápis para colorir e papel ofício) montados sobre três folhas de isopor. O destaque maior fica por conta do trabalho em equipe, a valorização dos recursos e a união da teoria vivenciada a prática construtiva. Esse tipo de ação promovida, forma cidadãos e valoriza o ensino-aprendizagem. Participaram das atividades 30 pré-adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, com o intermédio da idealizadora das atividades a prof.ª Andréa Félix da Área de Ciências Naturais.



 Representando o Espaço Rural






Perímetro  Urbano






 Captação das águas com a força dos ventos




Rede de tubulação e conexões para a água



Espaço da barragem com distribuição por força gravitacional, com tanques de tratamento e caixa d'água 













 União das três maquetes para exposição e apresentação





Texto e Imagens: Profª Andréa Félix








domingo, 17 de junho de 2012

Convite da Nossa Festa Junina

     Para realizarmos a nossa Festa Junina, foi necessário fazermos uma viagem pela vida e obra do nosso eterno Rei do Baião: Luiz Gonzaga. E foi aí que tivemos a oportunidade de conhecer de perto o ser humano que foi Lua. Um homem de um coração enorme, que amava as suas origens e levava o amor, a dor e as alegrias do povo nordestino por todo o Brasil, de forma original e com muito orgulho.
    Gostaria de ser capaz de expressar através deste texto quem foi Gonzagão, mas, é impossível, pois sentimento, orgulho é difícil de explicar. Portanto, venha conhecer um pouco da vida e obra deste nordestino apaixonado em nossa festa, e com certeza passar também a amá-lo, pois, a gente só ama o que conhece.



Estamos Esperando Você!

Escrito por: Profª. Valdenes dos Santos
Coordenadora Pedagógica

sexta-feira, 15 de junho de 2012

2º Fórum Comunitário Selo UNICEF

       Na manhã desta sexta-feira (15 de Junho) a Prefeitura Municipal de São Bento do Una realizou o 2º Fórum Comunitário Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009 - 2012.
       Onde foram apresentados a comunidade os trabalhos desenvolvidos pelo município para a garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. 
     Na ocasião foram apresentados projetos desenvolvidos pelas secretarias de Educação, Ação Social, Saúde, Cultura e Esportes, contando ainda com a presença do Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-SBU). Houve ainda várias apresentações culturais ligadas as secretárias municipais de Educação e Ação Social. Entre elas destacamos:


Projetos da Secretaria Municipal de Educação:

Projeto Sanfonas do Una - Escola Manoel José do Nascimento




Projeto Zabumbas Recicladas - Escola José Pedro da Silva



Projetos da Secretária Municipal de Ação Social:



Escrito por: Osmar Pacheco

               



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Prefeitura Municipal de São Bento do Una, realizarão o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF.

        Este evento será realizado nesta sexta-feira (15 de Junho), das 08h às 13h, na Quadra Poliesportiva José Alfredo Cintra. Onde na ocasião serão realizadas exposições, apresentação de projetos direcionados às crianças e adolescentes. Entre eles o Projeto Sanfonas do Una implantado nesta Instituição de Ensino a um ano e meio e que hoje serve de referencia para outros educandários.


 


segunda-feira, 11 de junho de 2012

São Bento do Una recebe mais um Prêmio de Destaque a Nível Nacional


Prefeitura de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, pela segunda vez em um período de seis meses ganha destaque a nível nacional pelo trabalho que desenvolve junto à população do município, em especial nas áreas de educação e de ações voltadas às crianças e adolescentes.  Este mês o prefeito José Aldo Mariano (foto) - que já havia sido agraciado em novembro de 2011 com a premiação Gestor Eficiente de Merenda Escolar, do Ministério da Educação - recebe o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, na categoria Reconhecimento Pleno, concedido pela Fundação Abrinq - Save the Children, em solenidade que acontece no próximo dia 27, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

PRÊMIO
    
O Prêmio Prefeito Amigo da Criança é concedido ao final de cada gestão aos gestores municipais que mais investiram em ações que melhoraram as condições de vida de crianças e adolescentes, no período de 2009 a 2012. São Bento do Una foi escolhido juntamente com outros 182 municípios do País.  
     Ano passado o prefeito José Aldo Mariano recebeu o Prêmio Gestor Eficiente de Merenda Escolar instituído pela Organização Fome Zero, que incentiva e divulga experiências bem sucedidas do Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, do Ministério da Educação. (Texto de Luzimar Dias). 
(Esta matéria, foi publicada originalmente no Blog do Roberto Almeida).

Fonte: http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/

domingo, 10 de junho de 2012

APC - Aula Pedagógica Coletiva


           No último Sábado dia 09 de Junho realizou-se nas dependências desta Instituição de Ensino a APC (Aula Pedagógica Coletiva) do mês de Junho, que contou com a participação da Equipe Gestora e Professores deste Educandário, além da participação de integrantes da equipe técnica da Secretária Municipal de Educação. Onde foram debatidos vários temas entre eles a melhoria da Educação em Nosso Município.


Escrito por: Osmar Pacheco

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Modelo de Qualidade


Escola Manoel José do Nascimento recebe Prêmio Certificação pelo feito de reduzir de 27,1% para 0%  a evasão escolar no ano de 2011, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM, na categoria básica de qualidade conferindo assim, ao Município de São Bento do Una, a 4ª edição do prêmio ODM - Brasil. 

Escrito por: Prof. Andréa Felix

Aula de Campo - Usina de beneficiamento das Casas de Farinha em Lajedo




     Através do empenho dos professores e gestores da escola um grupo de alunos do Ensino Fundamental realizaram uma aula de  campo na cidade de Lajedo, com o objetivo de conhecerem novas formas de energia. A atividade foi idealizada pela professora Núbia Radine com a colaboração dos professores José Leandro e José Eudo, que com empenho e dedicação mediaram a teoria vivenciada na sala de aula com a prática de campo, oportunizando o acesso a novos conhecimentos de forma prática e objetiva.

   O resíduo líquido tóxico originado do processo de industrialização da mandioca, a manipueira é reaproveitada e transformada em fonte de energia renovável em Pernambuco, devido à inauguração e funcionamento da 1ª. Unidade Experimental de Valorização Energética da Manipueira.
A Usina é a primeira no Brasil a produzir bietanol, biogás e biofertilizante da manipuiera de forma industrial. A iniciativa pernambucana é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Lajedo e o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE). O projeto também conta com apoio da Universidade de Pernambuco (UPE).
   O Estado possui na região do Agreste a maior concentração de casas de farinha, empresas familiares que despejam a manipueira em açudes, rios e matagais, causando danos ao meio ambiente. O dejeto poluente será a matéria-prima da nova Usina pernambucana que promete ser exemplo de desenvolvimento sustentável. A Usina chega para intervir em um problema ambiental da região, o despejo irregular da manipueira no meio e revelar, ao mesmo tempo, o potencial energético de Pernambuco.
   As obras para instalação da Unidade custaram para os cofres do Estado R$ 800 mil e durante todo o ano de 2012, funcionará em esquema piloto para avaliações e ajustes. A expectativa, de acordo com a Secretaria, é de que a Unidade processe 4,8 milhões de litros de manipueira, gerando 70 mil litros de bioetanol e mais de 4,5 milhões de litros de biofertilizante por ano.A Unidade é formada por um galpão industrial, um laboratório de análises químicas e um mini-campo agrícola, para experimentos com mandioca e sorgo sacarino e ferti-irrigados, processará 4,8 milhões de litros de manipueira que serão coletadas  10 casas de farinha de Lajedo que tem condições de garantir uma produção diária de manipueira suficiente para abastecer o nosso esquema da usina.
DESTINAÇÃO DA PRODUÇÃO – Como a Unidade é um projeto experimental, toda a produção será entregue em um primeiro momento para a Prefeitura de Lajedo e posteriormente para o Estado.


Fonte: PEINVESTIMENTO
Escrito por: Andréa Felix

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Padre José Aldo Mariano receberá o Prêmio Prefeito Amigo da Criança

Padre Aldo Mariano receberá
Prêmio Prefeito Amigo da Criança
De acordo com o comunicado recebido neste dia 30 de maio, o Prefeito Pe. Aldo Mariano receberá o Prêmio Abrinq - Prefeito Amigo da Criança, conferido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ) em parceria com a "Save The Children", organização sediada nos Estados Unidos com atuação global em defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. São Bento do Una está entre os 182 municípios brasileiros cujos gestores investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida do segmento e ganharam o reconhecimento nacional do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC). O evento de premiação acontecerá em Brasília, no dia 27 de junho, na Câmara dos Deputados.

Foram avaliados critérios como formação de uma comissão de acompanhamento e avaliação, preenchimento anual do mapa do PPAC, fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelar, de Saúde, Educação e Assistência Social e relação positiva com o Ministério Público, Poder Judiciário e organizações sociais.

O Reconhecimento Pleno da Fundação Abrinq é conferido aos municípios que cumpriram os prazos e diretrizes do programa, promoveram melhora nos indicadores, ampliaram o diálogo, atuaram de forma intersetorial e qualificaram suas políticas públicas em benefício das crianças e adolescentes.

Fonte: hojes.com.br